quarta-feira, 12 de outubro de 2016

rascunho de macarons - ou: ainda vou apanhar de um Francês por causa disso

Eu fui atrás da farinha de amêndoas só pra fazer esses macarons - que no meu caso ficaram monstrarons! =P
A receita de um desses lowcarb exige adaptações, e talvez a textura do 'açúcar' atrapalhe na textura final do docinho. Mas os meus ficaram feios mesmo por falta de coordenação motora fina e equipamentos (bico de confeiteiro e silpat) necessários!






No fundo é simples, é só seguir as medidas e não ser afobada e descoordenada como eu.
Anote aí:
125g farinha de amêndoas
110g xilitol
100g claras
corante alimentício
Pro recheio uma ganache de chocolate amargo (acima de 70%).

Fazer o merengue tipo suíço - em banho maria, juntar as claras e o xilitol e mexer com um fouet até o xilitol 'derreter' e a clara ficar com uma espuminha (de tanto mexer, é normal). Deve ser mexido sempre pra que a clara não cozinhe. Isso é rapidinho... uns minutinhos.
A seguir, bater essas claras em neve. Fica lindo, aveludado! (nota-se pela minha admiração que eu nunca tinha feito assim!)
Colocar uns pingos de corante nessa mistura e mexer.
Então colocar a farinha de amêndoas - eu peneirei, pra ficar sem bolinhas. E encorporar ao merengue.
Com essa mistura num saco de confeiteiro, fazer as temidas (pra mim) 'bolinhas' numa forma coberta com papel vegetal ou com aqueles tapetinhos de silicone (silpat); deixar espacinho entre elas.

Descansar por uns 30 ou 40 minutos antes de ir ao forno, até que essas 'bolinhas' adquiram uma espécie de casquinha - que é o que vai fazer toda a diferença, criando aquela 'barrinha' que no meu não deu certo!!!
Vai então pro forno a 140graus (se tu conseguir isso, me avisa, pois o meu começa em 180) por uns 15min. É rapidinho também, ou ele assa demais e muda de cor, como aconteceram com os meus! =P
Esperar esfriar completamente para tirar do papel vegetal. E tenha paciência.
Rechear os parzinhos com a ganache e deixar na geladeira.
O sinal de que deu certo é a asquinha crocante por fora e o meio úmido junto ao recheio.
O meu ficou assim, mas ficou muito baixinho e acho que assou demais, pois ficou com as beiradas de cor diferente. Rende uns 30 macarons. Os meus ficaram horríveis, mas deliciosos. Farei novamente. =)













Procurei a receita na internet. A mais legal é esta aqui:
http://chatadegalocha.com/2015/09/receita-de-macarons-o-chef-e-a-chata-em-paris/
=)


Nenhum comentário:

Postar um comentário